“Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” Mateus 6, 33

24/02/2014 12:19

“Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” Mateus 6, 33

O desejo de ser feliz é algo natural no coração do ser humano. Estamos sempre em busca de algo que nos faça felizes. Mas onde encontra a verdadeira felicidade? A palavra do Senhor nos indica o caminho, ‘buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas serão dadas em acréscimo’.

Esse é o caminho da felicidade, pois, é no reino de Deus que a felicidade se esconde. Quantas vezes nós buscamos em primeiro lugar um status social, um salário mais alto, um carro ou uma casa melhor e esquecemo-nos de buscar em primeiro lugar o reino de Deus, e isso nos torna infelizes. Não digo que buscar as coisas boas deste mundo seja errado, pelo contrário, como cristãos, somos chamados a fazer a diferença na sociedade e desejar qualidade de vida, mas isso não deve ser o nosso “buscai primeiro”. Assim a busca pelo reino de Deus em primeiro lugar nos torna felizes, com cruz, mas felizes.

Na correria do nosso dia, é tentador deixar Deus de lado para dar atenção a tantas coisas que julgamos ser importantes. Seria um egoísmo muito grande da nossa parte não ofertar a Deus nem um minuto do nosso tempo a ele. Quanto tempo você tem dado a Deus no seu dia? Uma hora? Meia hora? Quinze minutos? É verdade que a sociedade nos cobra muitos afazeres: trabalho, faculdade, cursos de línguas, exercício físico, etc. Como administrar nosso tempo com tanta coisa? Talvez seu tempo reservado a Deus seja uma hora, então faça dessa hora a melhor hora do seu dia. Pode ser que seja meia hora, é preciso que esses trinta minutos sejam os mais sinceros minutos do seu dia. Com tamanhos ofícios, pode ocorrer de dispor apenas de quinze minutos para oração, que sejam então esses quinze minutos um tempo de graça no seu dia.

O tempo de Deus não é regido pelo nosso relógio. Por isso um minuto ofertado a Ele pode se transformar em um momento muito intenso de intimidade com Ele. Buscar a Deus em primeiro lugar é um tanto quanto sair do nossocronos(tempo cronológico) e mergulhar no kairós(tempo da graça). A vida de oração nos impulsiona a esse mergulho, onde posso dar o meu melhor a Deus. Dessa forma como a própria palavra diz, ‘tudo mais nos será dado por acréscimo’, não cabe aqui um toque mágico ou uma troca com Deus, porém cabe a atitude de confiar em Deus. Dou a Ele o meu melhor e o que ele quiser me conceder quero retribuir administrando do melhor jeito, segundo a sabedoria do Espírito Santo.

Quer ser feliz? Coloque Deus em primeiro lugar e tudo será acrescentado!

 

Renan Trivelli

Coordenador Diocesano do Ministério Universidade Renovadas

Diocese de Uruaçu-GO