A Fé nos Revezes da Vida

10/07/2012 16:12

 

Todos nós passamos por reveses em nossa vida, ou seja, dificuldades, momentos de escuridão e até muitas vezes de se sentir abandonados, sozinhos. É exatamente nestes momentos que nossa Fé é provada, que nossa capacidade de confiar plenamente na ação de Deus é levada a termo. Se nossa vida fosse feita só de momentos bons, alegres, vitórias, alcance de objetivos e realização de sonhos, talvez lembrássemos menos do Senhor ou talvez até O ignoraríamos. O que nos segura nos reveses da vida é a certeza de que nunca estamos sozinhos. Jesus sempre está conosco, muitas vezes nos momentos de maior escuridão onde nossos olhos não conseguem encontrar saída, aí está o Senhor a nos guiar e nos oferecer Seus braços.

Em Mat. 14, 25-31 temos uma narração que muitos nos ensina a lidar com os reveses da vida -  “Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! disseram eles, soltando gritos de terror. Mas Jesus logo lhes disse: Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” Quantas vezes criamos fantasmas em nossas vidas e estes fantasmas que criamos nos impede de perceber Jesus agindo. Aí é preciso um ouvido sensível para ouvir Jesus dizendo: “Sou Eu. Não tenhais medo!”

Outra situação desta leitura que trazemos para nossa realidade é a seguinte: Conhecemos Jesus, caminhamos com ele e na primeira dificuldade que encontro na “travessia do mar” eu já me encontro afogando em um copo d’água. E ai Jesus te diz: Homem de pouca fé, porque duvidaste?

Quantas vezes nos encontramos no vers. 28...Pedro teve tanto medo que não acreditava ser Jesus, mesmo com Jesus dizendo: “Sou EU”. Em quantas situações difíceis de nossa vida, nós até sabemos que Jesus está conosco, mas queremos algo extraordinário e muitas das vezes a ação milagrosa de Deus vem em silêncio e só com Fé e cheios do Espírito Santo entenderemos que é Deus. O Senhor nunca está longe de nós, ao Senhor é impossível ficar de expectador vendo nossos sofrimentos, em muitas situações Ele sofre conosco e a nós é necessário aprender a “sofrer as Suas demoras nos dedicar a Ele” (Eclo. 2,3)

 

ABERALDO FERNANDES CARDOSO

 

Coordenador Diocesano da RCC

Diocese de Uruaçu

 

Veja também  Algumas diferenças entre católicos e protestantes

                      A Igreja de verdade que Anuncia a Verdade

                     Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 3) 

                     Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 2)

                     Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 1)

                     O Amor não é um Sentimento!

                      É Páscoa! Jesus Ressuscitou!

                      Até que Ponto Minha Semana Santa é Realmente Santa?

                     Como aproveitar bem o Tempo Quaresmal?

                     Servindo na Intimidade com o Senhor

                      Curados para Amar

                       Ano Novo, Coração Novo, Ânimo Novo!

                      Sou Igreja ou Estou na Igreja?

                     Que é Verdade?(Jo.18,38)