A Fé nos Revezes da Vida
Todos nós passamos por reveses em nossa vida, ou seja, dificuldades, momentos de escuridão e até muitas vezes de se sentir abandonados, sozinhos. É exatamente nestes momentos que nossa Fé é provada, que nossa capacidade de confiar plenamente na ação de Deus é levada a termo. Se nossa vida fosse feita só de momentos bons, alegres, vitórias, alcance de objetivos e realização de sonhos, talvez lembrássemos menos do Senhor ou talvez até O ignoraríamos. O que nos segura nos reveses da vida é a certeza de que nunca estamos sozinhos. Jesus sempre está conosco, muitas vezes nos momentos de maior escuridão onde nossos olhos não conseguem encontrar saída, aí está o Senhor a nos guiar e nos oferecer Seus braços.
Em Mat. 14, 25-31 temos uma narração que muitos nos ensina a lidar com os reveses da vida - “Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! disseram eles, soltando gritos de terror. Mas Jesus logo lhes disse: Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” Quantas vezes criamos fantasmas em nossas vidas e estes fantasmas que criamos nos impede de perceber Jesus agindo. Aí é preciso um ouvido sensível para ouvir Jesus dizendo: “Sou Eu. Não tenhais medo!”
Outra situação desta leitura que trazemos para nossa realidade é a seguinte: Conhecemos Jesus, caminhamos com ele e na primeira dificuldade que encontro na “travessia do mar” eu já me encontro afogando em um copo d’água. E ai Jesus te diz: Homem de pouca fé, porque duvidaste?
Quantas vezes nos encontramos no vers. 28...Pedro teve tanto medo que não acreditava ser Jesus, mesmo com Jesus dizendo: “Sou EU”. Em quantas situações difíceis de nossa vida, nós até sabemos que Jesus está conosco, mas queremos algo extraordinário e muitas das vezes a ação milagrosa de Deus vem em silêncio e só com Fé e cheios do Espírito Santo entenderemos que é Deus. O Senhor nunca está longe de nós, ao Senhor é impossível ficar de expectador vendo nossos sofrimentos, em muitas situações Ele sofre conosco e a nós é necessário aprender a “sofrer as Suas demoras nos dedicar a Ele” (Eclo. 2,3)
ABERALDO FERNANDES CARDOSO
Coordenador Diocesano da RCC
Diocese de Uruaçu
Veja também Algumas diferenças entre católicos e protestantes
A Igreja de verdade que Anuncia a Verdade
Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 3)
Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 2)
Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 1)
Até que Ponto Minha Semana Santa é Realmente Santa?
Como aproveitar bem o Tempo Quaresmal?
Servindo na Intimidade com o Senhor
Ano Novo, Coração Novo, Ânimo Novo!
Sou Igreja ou Estou na Igreja?