Encontro de Formação para Ministros de Cura

01/10/2012 21:38

 

Para começarmos este encontro, tivemos a celebração da Santa Missa, com o padre Dioclésio, diretor espiritual da RCC da diocese de Uruaçu, que nos convidou a fazermos a Consagração dos Santos Anjos, para alcançarmos a graça por virtude deles, em sua homilia ele nos chama a atenção para que o ministro de cura tenha um caminho a ser obedecido, não podemos querer sempre resolver as coisas do nosso jeito. Achar que somos autônomos. Se queremos ser ministros de cura temos que ser obedientes, pois quem não é obediente contribui para o mal. O principal para o ministro de cura é encaminhar a pessoa para a reconciliação com os irmãos pelos sacramentos, “ Penitencia e unção dos enfermos” pois a maior cura não é a física  e sim a espiritual, a pessoa voltar para Deus, estar em comunhão.

 

No primeiro ensino o pregador Amauri ( Coordenador do ministério de Cura da RCC do Estado de Goiás), o tema proposto foi Falsas Doutrinas, começou com a citação de Lv 20,26 “Sereis para mim santos, porque eu, o Senhor, sou santo; e vos separei dos outros povos para que sejais meus.” Estamos no mundo, mas o Senhor não nos quer no mundo. Somos de Deus, e para Ele que devemos trabalhar , mais para trabalhar para Ele devemos nos aproximar de Deus, afastando do pecado.

Quando formos orar por alguém temos que estarmos bem preparados, pois muitas vezes as pessoas estão mergulhadas em falsas doutrinas, porque elas oferecem caminhos fáceis sem nenhum compromisso, sem sacrifício, mais as pessoas que se envolvem nessas falsas doutrinas dentre elas o espiritismo, se torna uma pessoa errante, fadigada, escrava do pecado. Mais para sermos ministros de cura temos que ser católicos autênticos, não Católicos espíritas, que mesmo participando da fé católica se deixa envolver. Colocar amuletos e muitos objetos que na maioria das vezes estão amaldiçoados e só servem para fazer mal à aqueles que o possuem, temos que destruir o objeto com a autorização da pessoa que tem o objeto, temos de levar as pessoas a entenderem o mal que tais objetos fazem, e se possível queimar tais objetos. Vemos muitos ministros de cura usar o termo encosto, não devemos utilizar este termo pois morto não volta e não manda mensagem, e para finalizar este momento ele nos fala que o melhor lugar para orar para as pessoas é na Igreja, principalmente nos nossos grupos de Oração, temos que ser sérios, termos autoridade espiritual e não menosprezar o inimigo de Deus, pois ele não tem poder sobre você. Porque diante de Deus nenhum mal resiste.

 

No segundo ensino ele nos fala de sermos Igreja, o ministro precisa entender que ele é Igreja, mais não é porque ele é igreja que ele tem que montar uma igreja separada. Precisa amar e defender a Igreja Católica, pois não existe ministro de cura em desacordo com a Igreja, se não confessa, não comunga não é Igreja, não segue o que ela nos diz, é preciso ser Igreja e não estar na Igreja. O ministro de cura tem que estar de acordo com a Igreja, não fazendo interpretações próprias, defendendo seus interesses, quando não for conveniente ele não obedece. Tem que ser firme, seguir o que a Igreja fundada por Jesus nos orienta.

 

No terceiro ensino ele nos fala sobre a autoridade espiritual, e autoridade espiritual é nos dada por Jesus, e se estivermos afastados de Jesus, no pecado, como podemos falar em nome de Jesus, então para termos tal autoridade é necessário estarmos em comunhão, em plena luta para não afastarmos da misericórdia de Deus, pois diante de Jesus nada subsiste e se falarmos em nome de Jesus cairá por terra tudo que não é do agrado de Deus. Para esclarecer algumas questões sobre o ministro de cura, não fazemos exorcismos, a Igreja nos fala que para tal situações devemos chamar Padres, Bispos, eles é que são autorizados, nosso ministério é o de cura, mais se depararmos com tal situação não devemos dar conversa com o demônio, pois devemos seguir o exemplo de Jesus, que não conversava, dava ordens, expulsava-os. Em nossas orações não há regras sobre imposição de mãos, mais devemos ter o zelo, respeitar-mos a quem  vamos fazer oração, não empurrar, não massagear e se você não tiver como impor as mão reze assim mesmo, pois quem cura não é você e sim Deus na sua infinita misericórdia.

 

No quarto ensino ele nos fala sobre o Dom de Ciência,  Começou falando sobre a felicidade, somos felizes em fazer os outros felizes, ele fala do tamanho da felicidade de quando Deus o usa com o dom de Ciência, é motivo de muita alegria poder ajudar os outros, pois é para isso, os dons são para anunciar e ajudar os filhos daquele que nos deu os dons, em I Cor 12, São Paulo nos fala para não sermos ignorantes a respeito dos dons, ele também nos fala que eles são para o bem comum, não são para proveito próprio. Nos fala sobre este dom e que ele não é adivinhação, mais como a própria palavra nos diz é conhecimento, para nos revelar a origem do problema, se formos comparar com a medicina seria o exame para se conhecer a origem da doença, assim é o dom de ciência é para oração, para direcionarmos a oração, para podermos evangelizar. Somos convidados a ter Jesus como exemplo e CF Lc 4,17-19 “Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.): O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.” Temos que ajudar as pessoas a se libertarem daquilo que as prendem, que as fazem sofrer e temos que fazer tudo por amor e com amor, temos que ser sinceros com Deus, se não estamos sentindo amor temos que pedir amor a quem só é Amor. Temos que conhecer o que a Igreja ensina para podermos sermos obedientes e não agirmos em desacordo com os ensinamentos da Igreja.

 

O nosso dia de Domingo, começou com a santa missa, com o Padre Franciel, lembrando que esta diversidade de carismas e de pessoas é que faz a nossa igreja mais viva e Santa, que ao terminar este curso nós iremos em encontro às pessoas que estão esperando por nós com sede de oração, que precisamos estar preparados. Mais que temos de ter humildade porque não somos melhores que ninguém porque quem faz é Deus, somos apenas instrumentos.

E nessa manhã fazemos nosso exame de consciência, e nos colocamos a disposição do Senhor, pedindo a libertação de todas as dores, amarras, humilhação, baixa estima através do pecado que nos afasta de Deus, pedimos a Deus através da oração para que Deus venha fazer de nós pessoas puras através da libertação de nossos pecados nos aproximando de Deus que é amor e pedindo piedade de nós, que somos pecadores, mais estamos a caminho de nos tornarmos pessoas mais puras e santas através da graça do Senhor. Damos graças a Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, que nos criou e nos salvou e nos santifica, por isso rendemos glória ao Senhor. Colocamos também na presença do Senhor durante esta Santa Missa a nova coordenação da Renovação Carismática Católica da Diocese de Uruaçu, eleita ontem, pelo conselho da RCC, Selma.

O Padre começa sua homilia direcionando as lideranças da RCC e todos os presentes, lembrando que Deus continua a nos orientar. O Espírito Santo em sua plenitude é para todos, e precisa ser transmitido, pois não é propriedade de ninguém, pois Deus na sua bondade infinita transmite este dom que é o Espírito Santo e que não é para um grupo seleto, mais sim para todos, mais quando estamos reunidos é muito melhor, mais fácil, mais não podemos ficar limitados a encontros porque o Espírito Santo tem liberdade para agir onde quiser, mais principalmente naqueles que abre o seu coração, com as portas abertas aos dons, para Deus com seu infinito amor, derramar o Espírito Santo no meio de nós, porque precisamos levar cura e libertação para tantas pessoas necessitadas, nada pode nos atrapalhar, o que nos atrapalha tem que cortar, pois é necessário levar o Espírito Santo as pessoas e não podemos carregar cargas extras, temos que cortar aquilo que nos impede que sejamos sinal de Deus na vida das pessoas, se ainda a graça de Deus não acontece é porque ainda não conseguiu ser canal livre da graça, precisamos de atitude, temos que ter coragem de falar para as pessoas e para nós mesmos que temos que amputar tudo aquilo que nos atrapalha servir verdadeiramente, não podemos ficar no paliativo, temos que ter atitude de cristãos verdadeiros e fazer uma reflexão o que nos atrapalha sermos um canal verdadeiro. Que o Espírito Santo nos acompanhe e nos guie pelos caminhos verdadeiros, e com a Virgem Maria seguirmos no caminho da Paz verdadeira.

 

No quinto ensino o Amauri nos fala sobre Cura Emocional, Ele começou a nos dizer que não podemos prender Jesus em uma caixinha, determinar o momento,  Jesus agi do jeito que ele quiser, na hora que ele quiser. Temos que deixar deus agir dentro de nós. Ele começa a nos falar sobre a cura emocional CF I Ts 5,23 “O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!” Se temos corpo, alma e espírito, o ministro de cura tem que ter o discernimento que as curas podem ser emocionais, muitas vezes o problema é emocional e o ministro de cura não pode ficar no psiquismo demoníaco, ficarmos dando crédito demais ao diabo, porque a maioria das vezes é emocional, somos ferramenta de Deus e a ferramenta tem que estar em perfeita condição, se uma faca de cozinha esta cega, o que mais acontece é de não realizar o serviço com presteza e ainda corta o dedo, além de não fazer o serviço direito ainda machuca, assim é o serviço de Deus, temos que nos preparar, o ministro de cura tem que estar preparado, muitas vezes estamos lutando com surtos psicóticos, por isso temos que estar preparado para não nos enganarmos, termos discernimento, se não formos ministros de curas equilibrados, podemos até mesmos agravar o problema e o equilíbrio vem da escuta de Deus, temos que estar com os ouvidos e o coração aberto, para não enganarmos. E precisamos de participar de encontros de formação para aprendermos, como um soldado para participar de uma guerra ele se prepara muito tempo, precisamos nos preparar também, porque somos soldados de Cristo.veja fotos

 

Pregador: Amaury Dias,  Coordenador Ministério de Cura do Estado de Goiás

 

Transcrição e adaptação: Ministério de Comunicação da RCC Diocese de Uruaçu