FOCO: Formação de Coordenadores para Ministério Jovem
Neste sábado, dia 14/01/2012 aconteceu na cidade de Uruaçu o FOCO II-Encontro de Formação de Coordenadores para Ministério Jovem, focado para realização do acampamento de carnaval. Teve início às 08h00 com á Santa Missa presidida pelo Diretor Espiritual da Renovação Carismática Católica da Diocese de Uruaçu, Padre Dioclésio, onde ele em sua Homilia chama os jovens a vigiarem e fazer a opção para a vida em Cristo. Este encontro contou com a presença do Coordenador Diocesano, Aberaldo e vários coordenadores diocesanos, o Kaká do Ministério Jovem e sua equipe, o Sílvio do Ministério de Intercessão e nós Coordenadores do Ministério de Comunicação. Este encontro foi representado por várias cidades de nossa diocese entre elas, Mara Rosa, Uruaçu, Barro Alto, Hidrolina, Formoso, Niquelândia, Goianésia, Alto Horizonte, Itapaci, Minaçu e Rianápolis. Uma benção a entrega destes jovens que deixaram suas cidades para buscarem formação, fortalecendo assim a evangelização em suas paróquias.
Na primeira pregação do Padre Dioclésio: A Minha Entrega e a Ação de Deus no Meu Ministério, ele nos fala da nossa medida de entrega, onde mais se entrega, mais o Espírito Santo age em nossa vida, onde ninguém tem a plenitude do Espírito Santo, mais temos que buscar esta plenitude, onde Deus nos escolhe e nos acolhe para fazer uma verdadeira transformação, não ficar do mesmo jeito de quando ele nos acolheu, porque foi maravilhoso, mais não podemos estacionar, entrar de cabeça na obra de Deus sem se arrepender e nem olhar para trás, a escolha é nossa seja sempre de Deus, porque Deus é ciumento e não aceita nos dividir com o inimigo.
Na segunda pregação Sílvio fala sobre a Intercessão Focada, como intercessor preciso ter um relacionamento com Deus, preciso também ter um relacionamento no meu grupo de oração para saber das necessidades do povo e apresentar a Deus. O foco do intercessor é permanecer na graça de Deus, tirando de nós o pecado e praticar as virtudes, convertendo-nos diariamente. Uma grande graça, pois foi dada uma formação sobre como interceder nos grupos de oração e nos acampamentos.
Na terceira pregação sobre: A Experiência do coordenador com o Espírito Santo e a Visão do Líder que Ora, Marcos e Johnatan ressaltaram a importância do Espírito Santo na coordenação e no trabalho em equipe, de incentivar um ao outro e contribuir para o crescimento espiritual do grupo de oração. Que o grupo de oração alavanca principalmente através das orações do coordenador do grupo de oração, que são aqueles que estão à frente cantando, intercedendo, coordenando e acolhendo. Que o líder que ora é um líder que tem uma experiência com o Espírito Santo, quando não levam seu grupo de oração, a ter uma experiência com o Espírito Santo, aquele grupo de oração morre, porque não existe grupo de oração sem experiência com o Espírito Santo. No livro do Êxodo 14, 21-22 vemos a fé de Moíses, pois se não fosse pela sua grande fé, o Mar Vermelho nunca teria secado e se partido ao meio para os Israelitas passarem a pé enxuto! E nos chamaram a reflexão, será que estamos tendo fé? Será que estamos deixando que Deus aja em nossa vida? Será que estamos tendo fé em Cristo? Será que o estamos deixando agir em nossa vida para nos renovar com teu espírito santificador? Pois agora eu te convido a deixar o Espírito Santo agir em sua vida, em seu grupo de oração, em sua comunidade da RCC. Deixe-o renovar a sua vida e o seu espírito!
Na quarta pregação: Eu Repreendo e castigo Aquele que Amo. Reanima, pois, o Teu Zelo e Arrepende-te (Apo.3.19). O Aberaldo nos chama a ter zelo pela nossa casa, que é a Renovação Carismática Católica, esta na época de voltar a ser doido, fazer barulho, reanimar, voltar a ter o espírito carismático, botar fogo no povo, vestir a camisa, você nasceu para ser carismático e isso só depende de você. Não estejamos na obra de Deus só porque temos um cargo, pois o cargo passa e o servo tem que continuar na obra. Temos que deixar nossas paixões, nossos desejos e reanimar nosso zelo pelo nosso grupo de oração. E veremos nosso grupo crescer, a graça acontecer, façamos nossa opção por Deus. E terminou exclamando: Você é carismático, assuma sua Identidade Carismática!
Na quinta pregação sobre: Planejamento e organização de Grupo de Oração Para Jovens. O pregador kaká nos faz uma introdução sobre o tema, onde nos chama a organizar e planejar melhor os nossos Grupos de Oração, com a necessidade de formarmos um núcleo do grupo de oração, mas para isso é necessário orarmos e pedirmos a Deus unção para escolha daqueles que irá nos ajudar a coordenar o grupo dividindo as tarefas e responsabilidades do grupo. O núcleo é composto por coordenadores de ministérios: intercessão, acolhida, musica, pregação, cura e entre outros mais. Onde o núcleo se reuni, semanalmente com os coordenadores de ministério para planejar, orar, partilhar e escutar a Deus. E cada coordenador de ministério se reuni com sua equipe separadamente para decisões de seu ministério, exemplo; intercessão reuni com sua equipe para interceder para o grupo.O José Aparecido fala-nos da necessidade de intercessores na diocese, A Célia fala da importância da acolhida nos Grupos de Oração, a acolhida não é só cumprimentar somente, tem que estarem atentos às necessidades das pessoas, Daniela falou sobre a necessidade da animação dos grupos de animação, com o Claudinei ouvimos sobre a necessidade de todas as etapas aqui já anunciadas bem feitas para a pregação surtir os efeitos necessários. O Marcos também ressaltou a necessidade da oração no grupo de oração, já que o próprio nome já fala, grupo de “Oração” e não de pregação, nem de encontro, é Oração. A Rafaela deixou bem claro que um grupo de oração não sobrevive sem os carismas, que é a utilização dos dons do Espírito Santo.
Finalizando, na sexta pregação: Planejamento Estratégico para Acampamento de Jovens. Marcos e Cis Elisio nos leva a refletir, como montar um acampamento de Jovens? Em primeiro lugar Jesus, depois oração e jejum, o coordenador para organizar e não para carregar o acampamento nas costas, coordenar as equipes, fazer um plano de contas bem feito para que ao término não fique uma tremenda dor de cabeça, não esquecendo a relação humana um requisito importante dentro do acampamento, fazer de Jesus o exemplo, para que dentro do acampamento o líder seja como Jesus que lavou os pés dos seus discípulos, para mostrar que para ser líder, primeiro tem que ser servo.
Finalizando hoje dia 15/01/2012 , Aberaldo conduziu os jovens a um momento profundo de oração onde o Espiríto Santo restaurou e fortaleceu os jovens para a missão em suas paróquias. Veja fotos
Cleber e Eliedna
Coordenadores Diocesanos do Ministério de Comunicação da RCC
Diocese de Uruaçu