Frutos do Espírito Santo: A Alegria

11/11/2013 13:35

A alma inteiramente dócil à moção do Espírito Santo torna-se forte como uma sequoia, florida como um ipê e generosa como uma videira.

Mas se, pelo contrário, deixa-se dominar pelos impulsos da carne, se embrutece, se enfeia e se reduz à esterilidade. Carne e espírito são realidades incompatíveis. A concupiscência da carne corre vertiginosa para o vício e se compraz nas delícias de um descanso rasteiro.

No capítulo 12, 43 de Neemias nos diz: “No mesmo dia, ofereceram grandes sacrifícios e se alegraram; pois Deus os fizera sentir grande alegria; também as mulheres e os meninos sentiram grande júbilo, de modo que ao longe se ouviu os gritos de regozijo daquele povo.

A alegria quando nos é dada pelo Espírito de Deus, ela provoca em nós um sentimento de amor àquele que nos criou e, por isso, mesmo que tivermos de enfrentar cruzes atrozes, a alegria não nos deixa, porque há algo sobrenatural que nos impulsiona a continuar na luta.

A Bíblia diz que a alegria é fruto do Espírito Santo (Gl 5,22). Jesus não quer discípulos medíocres, mas discípulos que produzam frutos. Quando vivemos uma vida cristã normal, somos felizes, alegres, independente das circunstâncias. A alegria é a marca de uma vida santa, de quem está em Cristo. O santo é aquele que leva uma vida normal, padrão de quem já experimentou a salvação dada por Jesus, de quem já foi batizado no Espírito Santo.

A única coisa que pode apagar nossa alegria de cristão é o pecado, mais nada, e se ela apaga, o cristão morre. Quando caímos no pecado, precisamos nos arrepender e confessá-los para que a alegria volte.  Quando aceitamos Jesus em nossa vida recebemos os dons do Espírito Santo, e por isto exultamos de alegria no Senhor.

Para viver esta alegria é só pedir o Espírito Santo que venha sobre nós, Ele é o autor de tudo o que é bom, só que por ser bom não nos obriga a nada.

Finalizando, vale lembrar IICor. 7,4 quando São Paulo nos diz: “Estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas nossas tribulações”.

Alegrai vos sempre no Senhor, repito alegrai-vos (Filipenses 4, 4).

 

Antônio Evamar

Grupo de Oração O Bom Pastor

Rialma-GO

 


Crie um site grátis Webnode