IV Encontro Diocesano de Formação Ministério para Crianças
Agradecemos a todas as pessoas que vieram participar do Encontro, aqui de Goianésia mesmo e de outras cidades assim como Mara Rosa, Uruaçu, Níquelândia, Barro Alto e Goiânia. Hoje começamos o Encontro com o Terço e logo após uma Missa de Cura realizada pelo Pe. Vanderlan.
1 º Ensino: “Apascentai Minhas Ovelhinhas”
Quando a ovelha está afastada, está excluída, está afastada por algum motivo a nossa missão é carregar ela em nossos ombros. E não é vergonhoso ser carregado nos ombros pelo pastor. O pastor carrega a mais necessitada, a mais doente nos ombros e a obrigação das ovelhas são de acompanhar o pastor ajudando a acolher a ovelha mais fraca sem inveja, inveja essa que é diabólica.
Em Jo 21,15-19 “Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.
Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: Segue-me!”
Queremos que vocês mergulhem mais e mais no amor de Deus se entreguem mais. O amor em Grego tem três significados:
Philos Amor de amigo, um amor mais por amizade sem gerar muito compromisso;
Ágape Amor incondicional, capaz de uma entrega total e troca;
Eros Amor de marido e mulher, sexualidade, afetividade.
Jesus não quer que você O ame como amigo, Jesus quer que você O ame incondicionalmente a ponto de entregar a vida por Ele, um amor sem interesse.
Ele quer que você renuncie tudo e que ande por onde você não quer ir apascentando as ovelhas dele.
Quando nós optamos por Jesus, não temos como deixar de servir Jesus e o ministério de Crianças trabalha com as pedras preciosas de Jesus, as pupilas dos olhos do Senhor. Vocês têm que cuidar dessas pupilas dos olhos do Senhor, cuide com carinho, com amor, ensine o caminho do Senhor, porque lá fora o mundo está ensinando o caminho do mal.
Lá fora no mundo as pessoas não tem o poder que você tem que é o poder do Espírito Santo. O Amor do ministério de criança tem que ser o amor ágape. Muitas vezes tem acontecido que as tias mais velhas estão tentando apascentar mais as crianças que já estão dentro do Ministério do que as que estão lá de fora e isso não pode acontecer temos que apascentar as lá de fora mais do que as que estão aqui dentro porque o mundo é maldoso, covarde. Você criança do ministério ainda não entende que temos que ser criança mais no ministério não podemos ter atitude de criança. E algumas pessoas mais velhas de dentro do ministério tem tido mais atitudes de crianças do que as próprias crianças. Os ministros têm que se transfigurar dentro do ministério, porque aqui estamos a serviço do Senhor. Aqui as crianças confiam em vocês. E elas têm que ver em vocês a face de Jesus. Crianças, adolescentes e adultos vistam a camisa da Colônia, não adianta só por fora tem que ser de corpo e alma. A mudança tem que acontecer dentro de você porque senão não adianta. Coloque os corações na mudança de atitude. É inconcebível que te chamem atenção dentro do ministério por falta de atitude. Se você não estiver dando conta é melhor pedir pra sair do que ser chamado à atenção.
IIPd 2,20-22 “Com efeito, se aqueles que renunciaram às corrupções do mundo pelo conhecimento de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador nelas se deixam de novo enredar e vencer, seu último estado torna-se pior do que o primeiro.
Melhor fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, depois de tê-lo conhecido, tornarem atrás, abandonando a lei santa que lhes foi ensinada.
Aconteceu-lhes o que diz com razão o provérbio: O cão voltou ao seu vômito (Pr 26,11); e: A porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.”
Pra nós que já estamos a passos largos que já estamos no meio do mar é muito pior voltar atrás, olha o tamanho da responsabilidade. Depois de tudo que o Senhor fez por nós, depois de todo seu Amor, voltar atrás desiludido é vergonhoso. Assim como Pedro pensou em voltar atrás ele decidiu seguir Jesus ele confiou no Senhor abandonou o barco e pulou dentro do mar, assim como Jesus lhe ordenou ele jogou a rede encheu de peixes e Jesus disse “Vamos pescar pessoas”. O Ministério de Criança é para pescar crianças para Jesus. Não é só pescar crianças boas que estão em nossos meios é pescar também crianças com problemas, aquelas que ninguém olha por ela.
Só por amor a Jesus no Coração você conseguirá pescar essas crianças. É ficar no sol quente tentando pescar sem desistir. Somos convidados a esse desafio, queimar no sol tentando pescar crianças sem desistir, sem fraquejar. Deixe que o mundo o chame de louco, pois o céu está cheio de Loucos. Loucos por Jesus, apaixonado por Jesus. O grande problema hoje é que a sabedoria do homem está fazendo com que ele deixe de amar a Deus, deixe de acreditar, deixe de confiar. Temos que ralar muito aqui na terra e depois descansar no céu, do que descansar aqui na terra e sofrer lá no inferno.
Temos que nos entregar ao Ministério e amar Jesus incondicionalmente assim como o amor ÁGAPE "O amor é paciente, o amor é amável. Sem inveja, ele não tem ostentação, ele não é orgulhoso. Não é rude, ele não é interessado, ele não se irrita facilmente, ele não mantém nenhum registro dos erros. O amor não se deleita com o mal mas rejubila com a verdade. Protege sempre, confia sempre, sempre tem esperança, sempre persevera. O amor nunca falha.”
Transcrição e adaptação: Bruno De-Leon
Pregador: Aberaldo Cardoso
Coordenador Diocesano da RCC
Diocese de Uruaçu-GO
2º Ensino: Perfil do Evangelizador Infantil
Ministério de Crianças ele exige dedicação de todos, exige preparação, é cansativo, desgastante, pois cada integrante além do ministério tem uma vida particular a cuidar. O Encontro desse ano vem Confirmar que o evangelizador ele precisa reabastecer suas energias.
O perfil do Evangelizador é o perfil de Nossa Senhora, pois ela foi obediente, fiel e acolheu a mensagem do Anjo Gabriel sem questionar a vontade de Deus.
O primeiro passo de um Evangelizador é a OBEDIÊNCIA. Temos que seguir a coordenação e a vontade de Deus sem questionarmos. Obedecer não é fácil, é muito difícil mais quem obedece não erra. Nossa Senhora obedeceu e em momento algum ela errou, Jesus foi obediente até na morte. A partir do momento que você vestiu a camisa, atendeu o chamado e aceitou ser Evangelizador, temos que ter RESPONSABILIDADE, pois seremos cobrados, por Deus, pela Igreja e pela comunidade. Ás vezes nós como evangelizadores falhamos com nossas responsabilidades, com nossos compromissos. Temos que rezar mais, dedicarmos mais. A obra é do Senhor e por ela seremos cobrados. Maria mesmo grávida, não parou, continuou a trabalhar, a evangelizar, Nossa Senhora era cuidadosa, ela tinha zelo, por isso o Senhor confiou a ela a missão de dar á luz a Jesus.
Nossa responsabilidade é muito grande temos que ter consciência disso. A criança muitas vezes está em oração só o dia em que vai ao grupinho de oração. O pai deixa o filho na porta do grupinho e vai embora não participa do grupo, não reza em casa, não vai a missa. Muitas vezes o grupinho tem mais crianças que no grupo de oração. Nós evangelizadores temos que ter mais atenção, pois as crianças estão com sede, estão com vontade de rezar, conhecer melhor Jesus Cristo. Evangelizando as crianças estaremos salvando e conquistando a nossa salvação.
Temos que nos preparar, rezar, comungar, confessar, pois com a unção as crianças vão nos ouvir. Temos que ser obedientes ao Espírito Santo. Só assim teremos a autoridade que vem de Deus. Temos que estar sempre juntos a Jesus.
O Evangelizador ele é especial, Jesus está cuidando de cada um. É Deus que capacita cada um de nós. É o Senhor que está realizando esse encontro, ele que realiza a obra.
"Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério". (2Tm 4,5)
O casal Selma e Marcos deu o testemunho:
Viveram na comunidade Luz da Vida. Deus insistia que eles deveriam sair da comunidade e eles não queriam sair e Deus revelava que eles deveriam sair e dar continuidade na vida deles. Eles saíram e começaram a trabalhar com um projeto de dependentes químicos. Eles passaram a participar de um grupo para casais. E foram convidados a visitar o ministério de Crianças. E quando visitaram o ministério, Deus tocou no coração deles que era ali que eles deveriam ficar. Que era aquele projeto que eles deveriam seguir. E eles ficaram naquela dúvida se era aquilo mesmo que Deus queria para eles, mais Deus confirmava o tempo todo que era ali o projeto da vida deles, não somos nós que escolhemos o que queremos mais sim Deus. Hoje eles são coordenadores do Ministério de Crianças da Paróquia Sagrada Família de Goiânia-GO.
Transcrição e adaptação: Bruno De-Leon
Pregador:Salete Carrilho
Coordenadora Diocesana do Ministério para Crianças
Diocese de Uruaçu-GO