Maria um exemplo a ser seguido
“Nega os teus desejos e encontrarás o que deseja o teu coração” (São João da Cruz). Nossa vida deve ser pautada no exemplo desta grande mulher que abriu mão de todos os seus projetos pessoais, para viver o projeto de Deus, os desejos de Deus assim como nos diz São João da Cruz.
Colocando-se como serva, Maria nos deixa um grande exemplo de solidariedade, nos ensinando que o amor, é mais do que sentimento, o amor é gesto concreto, o evangelho de Lucas 1, 39-56, nos relata esse amor traduzido em gesto concreto por Maria. Se ser discípulo de Jesus é leva-lo ao outro, Maria torna-se a primeira discípula, ao levar em seu seio materno o cordeiro de Deus a santa Isabel; eis aqui outro exemplo de ouvir a voz de Deus e colocar em pratica.
O sonho de Deus, antes ameaçado pelo pecado, torna-se possível pelo SIM de Maria, uma entrega total de corpo e alma para que o senhor fosse glorificado através dela, por isso sem medo diz: “Minha alma glorifica ao senhor, meu espirito exulta de alegria” (Lc.1,46-47).
No evangelho de São Lucas 2, 41-51, Maria sem fazer ou dizer nada, guarda tudo em seu coração, queria eu ter a paciência e a sabedoria de Nossa Senhora, pois mesmo vendo as coisas que acontecia na vida de seu filho e na sua própria vida, Maria não questionava nem se rebela contra Deus, somente guardava no seu coração, pois sua fé era grande e sabia pois que no momento certo o senhor iria concretizar tudo.
Para nós Cristãos, Católicos, membros da RCC, imitar Maria é abrir-se a ação do Espirito Santo, é deixar-se levar pela instrução divina que faz soprar em nossa alma um alento de vida e felicidade; é contrair matrimônio indissolúvel com o Pai o Filho e o Espirito Santo.
Em Maria, vemos que a felicidade não é a ausência de dificuldades, pois a virgem mãe de Deus não viveu dentro de um casulo, longe das dificuldades humanas, porem sofreu tudo aquilo que era preciso por consequência do seu sim e para que o Senhor pudesse ser glorificado; essa humanidade de Maria é a certeza de que ela vê e sofre conosco os nossos sofrimentos, pois ela é nossa mãe.
“Quem encontrar Maria, encontrará a vida Jesus Cristo” (São Luís Maria Grignion de Montfor). São Luís nos relembra que Maria é a “Ponte” é o “Canal da Graça”, sejamos nós a exemplo da Virgem Maria canais da graça, afim de que nossos irmãos através de nosso testemunho encontrem-se com o filho da Virgem Maria nosso senhor Jesus Cristo.
Paz e Fogo a todos.
Francisco Neto
Coordenador Diocesano do Ministério Jovem
Diocese de Uruaçu