NÓS E PEDRO! COMO JESUS AGIU E COMO DEVEMOS AGIR!
Temos na história da Igreja uma grande figura que se chamava Simão e que, logo de inicio teve que aceitar sua mudança de nome para Pedro (Jo. 1,42). A razão da mudança é que Simão é uma planta leve demais, caniço rachado, que o vento leva para onde quer e Pedro significa pedra, rocha que era o que Jesus precisava naquele homem.
Lemos no evangelista Mateus no Capitulo 16, versículos do 13 ao 23 um diálogo de Jesus com seus discípulos onde Ele começa indagando-os de quem era Ele para o povo e depois de algumas respostas o Senhor pergunta para eles, onde depois de um breve silêncio, Pedro levanta e declara: “Tu és o Cristo, o filho de Deus vivo!”(V.16). Diante desta resposta de Pedro, que segundo o próprio Jesus vai dizer logo a frente foi uma resposta dada pela moção do Espírito Santo e não pela carne, Jesus vê em Pedro aquele que daria continuidade ao Seu projeto de Salvação, a Igreja, e declara: “Tu és Pedro e sob esta pedra edificarei a minha igreja”(V.18).
A reflexão que eu faço aqui é que Jesus tinha acabado de declarar que Pedro era realmente “pedra” e que sob ele seria edificada a Sua Igreja e de repente quando nos versículos 21ss Jesus começa a dizer que era necessário sofrer da parte dos anciãos, que seria morto e ressuscitaria, o mesmo Pedro ora cheio do Espírito Santo, já age pela carne dizendo que isso nunca iria acontecer e Jesus chega a chamá-lo de satanás e ainda diz: afasta-te de mim(Vers.23). Em outro trecho da sagrada escritura nos Capítulos 18 e 19 do evangelho segundo São João o mesmo Pedro declarado Pedra viva que vai dizer que nunca deixará o Senhor mas irá com ele até a morte, acaba negando o Senhor dizendo não conhecê-Lo. Apenas com estes dois momentos de Pedro e Jesus aqui citados dá para clarear onde quero chegar. Jesus se fosse agir como agimos hoje diante de nossos irmãos que erram conosco ou com a Igreja, Ele teria desistido de Pedro ou pelo menos teria eleito outro para ser nosso primeiro Papa. Na primeira parte onde Jesus o chama de satanás já era o suficiente para o Senhor dizer: “vou eleger outro para ser esta Pedra porque você não vai dar certo” como hoje fazemos muito, ou quando ele nega o Senhor era para o Senhor tê-lo negado também. Mas vemos o contrário, Jesus nunca desistiu de Pedro com suas absurdas ignorâncias assim como nunca desistiu de ninguém, nem de você e nem de mim. Porque nós desistimos tão fácil das pessoas ou passamos a duvidar delas por erros que todos somos passiveis de cometer? Porque nossos irmãos não tem o direito de errar na vida se aquele eleito para começar a Igreja também teve suas fraquezas e seus momentos de até negar o conhecimento de Jesus? Sempre que nosso irmão errar, façamos como Jesus, o repreendamos mas nunca o julgemos ou desistamos dele.
Aberaldo Fernandes Cardoso
Coordenador Diocesano da RCC
Diocese de Uruaçu
Veja também A Força da Palavra de Deus em nossa Vida
Algumas diferenças entre católicos e protestantes
A Igreja de verdade que Anuncia a Verdade
Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 3)
Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 2)
Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 1)
Até que Ponto Minha Semana Santa é Realmente Santa?
Como aproveitar bem o Tempo Quaresmal?
Servindo na Intimidade com o Senhor
Ano Novo, Coração Novo, Ânimo Novo!
Sou Igreja ou Estou na Igreja?