O AMOR NÃO É UM SENTIMENTO!

16/04/2012 16:41

 

“Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor!”(IJo.4,8)

 

 São João não achando uma palavra ou uma ação que pudesse descrever a grandiosidade de Deus Pai chega a esta citação em sua segunda carta: Deus é amor! Assim vamos percebendo que se Deus é amor, é a supremacia do amor, logo o amor não é um sentimento e sim uma ação, é uma decisão. O sentimento está muito ligado a emoção que passa muito rápido de acordo com as circunstâncias, de acordo com a situação atual que vivo. Já o amor ou a decisão (ação) de amar não pode depender de emoção nem de situação, amamos porque necessitamos, amamos por uma decisão de amar. O amor Ágape, que ama somente por amar, sem esperar recompensas e que torna o ser que ama capaz de dar sua vida em razão do amado. Não o amor Eros que necessita de emoção, que ama de acordo com as circunstâncias e dependendo destas, deixa de amar.

Se reduzíssemos o amor a um sentimento que depende de emoção, de estado de vida e de tantos outros pormenores para amar, não teria explicação o que Deus fez por nós, permitir a morte mais cruel vista até hoje em Seu próprio filho por amor a cada um de nós, por amor a nossa vida, por amor a nós e resgate de nossos pecados. Se amar fosse só um gesto sentimental, com certeza o sentimento de amor por Seu Filho o teria desistido de permitir Sua morte. Também como se explicaria um casal que por motivo da idade ou por doença de um deles – o que ainda é pior – não vivem mais o EROS dentro do matrimonio e passam a viver o Ágape ainda com mais intensidade se o amor fosse só um sentimento.

Por esta e outras razões é que fica a pergunta que deve permear nossa vida: Nós amamos? Que conceito eu tenho do amor? Será que amamos de verdade sem impor condições para este amor acontecer? 

 

 

Aberaldo Fernandes Cardoso

Coordenador Diocesano da RCC

Diocese de Uruaçu-GO

 

 

Veja também  É Páscoa! Jesus Ressuscitou!

                     Até que Ponto Minha Semana Santa é Realmente Santa?

                    Como aproveitar bem o Tempo Quaresmal?

                    Servindo na Intimidade com o Senhor

                     Curados para Amar

                      Ano Novo, Coração Novo, Ânimo Novo!

                     Sou Igreja ou Estou na Igreja?

                    Que é Verdade?(Jo.18,38)