O SENHOR É O SALVADOR E SEUS SANTOS, SEUS AUXILIARES
Caros irmãs e irmãs, a nossa fé não pode está baseada em disse e me disse, sob pena de desiludirmos ou cansarmos dela.
Todo católico convicto está ciente da doutrina e sabe em quem coloca a sua fé. Portanto, não deve ter dúvida nenhuma sobre a verdade que justifica a Igreja Católica. Os preceitos e dogmas são admiráveis conclusões que ao longo dos tempos o Espírito Santo infunde no coração dos homens como mistérios do Sagrado Coração de Deus. Muitas coisas não conseguiram entender, mas não nos convém duvidar, pois a Palavra de Deus nos ensina: “Eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir.” (Lc.: 21, 15).
Sabendo disso, temos os Homens Santos, ou a Igreja Triunfante, que já foram chamados à casa do Pai, e que intercedem pela Igreja Peregrina, que somos nós, os vivos e pela Igreja Penitente, as almas que estão se purificando no Purgatório.
Os Santos Homens são chamados a auxiliarem na salvação dos irmãos, assim como eu e você somos evangelizadores aqui na terra. Seria muita falta de entendimento se não acreditássemos nisso, já que cremos na Vida Eterna, ou seja, a vida não acaba quando morremos. O Céu está cheio de Santos e Santas que, compreenderam a Aliança de Deus com os homens de tal forma que continuam fazendo sua missão e contribuindo para a salvação do mundo.
Nossa Senhora, os discípulos, os apóstolos, São Longuim, São Maxmiliano, Santa Catarina de Sena, São Jorge e tantos outros da devoção do povo de Deus, são temidos pelo demônio por tamanha força e dedicação à Palavra de Deus.
Então, caríssimos, não precisamos nos privar de falar, ouvir, assistir, vivenciar, ou até mesmo discutir, no sentido de esclarecer, certos “episódios” que parecem ameaçar a Igreja ou a nossa fé.
“Por Cristo, com Cristo e em Cristo”, essa é a doxologia que a Igreja emite aos fiéis. Dessa forma não ficamos alheios a quem nos dirigimos quando precisamos da ajuda Divina, mesmo que chamemos pela intercessão do nosso Santo de devoção.
Se podemos pedir aconselhamentos para homens comuns, ou pecadores, como não recorrer ao auxílio dos homens extraordinários na fé? O fato desses serem, também invocados em outros seguimentos religiosos, não tem nenhuma importância para os católicos. Muito pelo contrário, só prova que, até mesmo, quem não crê na nossa doutrina, adota como auxiliares os nossos santos. Fantásticos! “Pois quem não é contra nós, é a nosso favor!” (Mc. 9, 40).
Que seus caminhos sejam incendiados pelo Fogo do Espírito e tenhas sempre a certeza de que tudo provém da fé e esta sem obras é uma fé morta. Reze, ore, interceda pelos outros para que quando chegares ao céu tenhas uma boa prestação de conta para apresentar a Deus. Amém!
Damiana Batista
Coordenadora da RCC da Paróquia São José de Niquelândia-GO