PORQUE IR A MISSA DIARIAMENTE?

05/12/2012 11:42

 

Devido o costume que adquirimos, minha esposa e eu, de irmos à Missa todos os dias na Paróquia Nossa Senhora D’Abadia de Goianésia, já fomos motivo de chacota de muitos “católicos protestantes” que por não terem o hábito e não terem a sensibilidade de perceber o que estão perdendo, acham ridículo e desnecessário tal atitude.

Olhando para o Catecismo da Igreja Católica (CIC) nº 1644 nas ultimas frases falando do Sacramento do Matrimônio, vai dizer: “esta comunhão humana é confirmada, purificada e aperfeiçoada pela comunhão com Jesus Cristo, concedida pelo Sacramento do Matrimônio. É aprofundada pela vida de fé em comum e pela Eucaristia recebida pelos dois.” Está aí um dos porquês de tantos casamentos viverem na superficialidade e por pouca coisa abandonarem o sacramento, não querem aprofundar neste sacramento através do auxilio do chamado Sacramento dos sacramentos, a Eucarístia.

No numero 1326 do CIC, “Finalmente, pela Celebração da Eucarístia já nos unimos a liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos”(ICor.15,28). Quando estamos participando como celebrantes que somos e não apenas assistindo a um “espetáculo”, na Litúrgia Eucarística misticamente podemos vivenciar o Céu por antecipação e permitimos assim que Deus seja tudo em nós. Finalmente no numero 1391 do CIC vai dizer que “A Comunhão aumenta a nossa comunhão com Cristo”, e justamente aqui eu deixo uma pergunta aos que acham desnecessário e até absurdo “tanta missa”. Com quem você escolheu ter comunhão? Se escolheu com Cristo, onde você busca, sendo que o Catecismo nos ensina que esta comunhão é aumentada pela Comunhão Eucarística? E continua: “Quem come minha Carne e bebe meu Sangue, permanece em mim e eu nele” (Jo.6,56).

Finalizo fazendo uma analogia: Se precisamos de alimento degustável para que nosso físico não se esmoreça, mas se mantenha de pé, quanto mais precisamos do alimento da alma para que a mesma possa se encontrar com quem a criou e este alimento se chama Eucarístia. Para quem a pode receber diariamente, desafie-se e vá, para quem não pode por circunstancia alheias a sua vontade, pelo menos dominicalmente.

 

 

Aberaldo Fernandes Cardoso

Coordenador Diocesano da RCC

Diocese de Uruaçu

 

 

Veja também  É Necessário perdermos muito para ganhar o tudo(céu)

                      E quando nos sentimos distantes de Deus!

                      Nós e Pedro! Como Jesus agiu e devemos agir!

                     A Força da Palavra de Deus em nossa Vida

                     A Fé nos Revezes da Vida

                     Algumas diferenças entre católicos e protestantes

                      A Igreja de verdade que Anuncia a Verdade

                     Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 3) 

                     Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 2)

                     Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 1)

                     O Amor não é um Sentimento!

                      É Páscoa! Jesus Ressuscitou!

                      Até que Ponto Minha Semana Santa é Realmente Santa?

                     Como aproveitar bem o Tempo Quaresmal?

                     Servindo na Intimidade com o Senhor

                      Curados para Amar

                       Ano Novo, Coração Novo, Ânimo Novo!

                       Sou Igreja ou Estou na Igreja?

                      Que é Verdade?(Jo.18,38)

 

 

 


Crie um site grátis Webnode