PORQUE IR A MISSA DIARIAMENTE?
Devido o costume que adquirimos, minha esposa e eu, de irmos à Missa todos os dias na Paróquia Nossa Senhora D’Abadia de Goianésia, já fomos motivo de chacota de muitos “católicos protestantes” que por não terem o hábito e não terem a sensibilidade de perceber o que estão perdendo, acham ridículo e desnecessário tal atitude.
Olhando para o Catecismo da Igreja Católica (CIC) nº 1644 nas ultimas frases falando do Sacramento do Matrimônio, vai dizer: “esta comunhão humana é confirmada, purificada e aperfeiçoada pela comunhão com Jesus Cristo, concedida pelo Sacramento do Matrimônio. É aprofundada pela vida de fé em comum e pela Eucaristia recebida pelos dois.” Está aí um dos porquês de tantos casamentos viverem na superficialidade e por pouca coisa abandonarem o sacramento, não querem aprofundar neste sacramento através do auxilio do chamado Sacramento dos sacramentos, a Eucarístia.
No numero 1326 do CIC, “Finalmente, pela Celebração da Eucarístia já nos unimos a liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos”(ICor.15,28). Quando estamos participando como celebrantes que somos e não apenas assistindo a um “espetáculo”, na Litúrgia Eucarística misticamente podemos vivenciar o Céu por antecipação e permitimos assim que Deus seja tudo em nós. Finalmente no numero 1391 do CIC vai dizer que “A Comunhão aumenta a nossa comunhão com Cristo”, e justamente aqui eu deixo uma pergunta aos que acham desnecessário e até absurdo “tanta missa”. Com quem você escolheu ter comunhão? Se escolheu com Cristo, onde você busca, sendo que o Catecismo nos ensina que esta comunhão é aumentada pela Comunhão Eucarística? E continua: “Quem come minha Carne e bebe meu Sangue, permanece em mim e eu nele” (Jo.6,56).
Finalizo fazendo uma analogia: Se precisamos de alimento degustável para que nosso físico não se esmoreça, mas se mantenha de pé, quanto mais precisamos do alimento da alma para que a mesma possa se encontrar com quem a criou e este alimento se chama Eucarístia. Para quem a pode receber diariamente, desafie-se e vá, para quem não pode por circunstancia alheias a sua vontade, pelo menos dominicalmente.
Aberaldo Fernandes Cardoso
Coordenador Diocesano da RCC
Diocese de Uruaçu
Veja também É Necessário perdermos muito para ganhar o tudo(céu)
E quando nos sentimos distantes de Deus!
Nós e Pedro! Como Jesus agiu e devemos agir!
A Força da Palavra de Deus em nossa Vida
Algumas diferenças entre católicos e protestantes
A Igreja de verdade que Anuncia a Verdade
Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 3)
Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 2)
Nossa Senhora nos Aproxima do Espírito Santo(parte 1)
Até que Ponto Minha Semana Santa é Realmente Santa?
Como aproveitar bem o Tempo Quaresmal?
Servindo na Intimidade com o Senhor
Ano Novo, Coração Novo, Ânimo Novo!
Sou Igreja ou Estou na Igreja?