Servindo na Intimidade com o Senhor
INTIMIDADE. É uma palavra que nos abre um leque de descobertas. Só na intimidade que conhecemos o outro, quando passamos a ser íntimos de alguém e a recíproca é verdadeira temos confiança em contar nossos problemas, partilhar nossas alegrias e sonhos. A intimidade nos tira do isolamento, visto que sendo intimo e permitindo que pessoas me sejam intimas, não estou mais sozinho. A Intimidade nos dá a conhecer o profundo de quem vive perto de nós e conhecendo o profundo podemos ajudar mais. Na intimidade, escancaramos nossa vida sem medo e podemos ser também ajudados. Os casais já com uma caminhada de anos de matrimonio sabem como ninguém o que é intimidade. Quantas vezes a esposa sabe como o esposo chegou em casa só pelo “bater” do portão, pela maneira de andar etc e assim o esposo, quantas vezes sabe como está a esposa em um simples olhar, isso se foi criando ao longo do tempo com a intimidade entre ambos. E quantos filhos tem se perdido pelo mundo porque os pais não permitem que lhes sejam íntimos. Filhos que não podem confiar seus segredos aos pais por medo e confiam estes aos “amigos” que estão lá de fora da casa e que em muitas vezes não ajudam.
Da mesma forma, nós, servos do Senhor precisamos ser íntimos Dele. É na intimidade com o Senhor que saberemos na verdade o que Ele quer de nós, para assim, não sairmos dando recado que Ele não nos disse. Certa vez ouvindo a pregação do Padre ele dizia: “...não posso lhes transmitir um recado do seu Bispo porque não falei com ele...assim tampouco podeis transmitir recados de Jesus sem antes falar com ele...” Vejamos o que Deus Pai nos diz através do profeta Ezequiel: “Seus profetas cobrem tudo com uma argamassa: têm visões de mentira e oráculos enganadores. Dizem: eis o que diz o Senhor, quando o Senhor nada disse. (Ez. 22,28). Quantas vezes saímos para pregar sem nos colocar em profunda intimidade com o Senhor e procedemos como está dizendo o profeta. Cobrimos o rosto com uma argamassa de quem fala em nome do Senhor, quando na verdade falamos em nosso nome. A Graça de Deus ainda acontece por Misericórdia Dele para com o povo que está ouvindo, mas nos será cobrado alto preço por este descaso, por este não ouvir ao Senhor antes de querer falar Dele.
Vejamos alguns exemplos de quem tinha intimidade com o Senhor quais prodígios faziam em nome Dele.
Quando Moises chega ao mar vermelho com o povo e que o faraó está vindo com seus cavaleiros para matar a todos. O que faz com que Moises veja que o Mar vai se abrir e que, alem dele passar com o povo a pé enxuto, o mar se fecharia sobre os cavalos dos egípcios.? (Ex. 14,11-30). Vejamos que no versículo 11 o povo começa a murmurar, a questionar a Moises o porque de os terem tirado do Egito onde já haviam seus túmulos e os levado para morrer em pleno deserto...O que faz Moises responder com tanta autoridade nos versículos 13 e 14 da seguinte forma: “Moisés respondeu ao povo: “Não temais! Tende ânimo, e vereis a libertação que o Senhor vai operar hoje em vosso favor. Os egípcios que hoje vedes, não os tornareis a ver jamais. O Senhor combaterá por vós; quanto a vós, nada tereis a fazer.” De onde Moises tirou esta frase de calmaria e de libertação em uma hora tão difícil? Na intimidade com Deus. Ele sabia a quem estava servindo e sabia que Ele jamais deixaria de cumprir sua promessa, isso devido ao fato de ser um homem intimo e dócil ao Senhor. Muitas vezes somos colocados diante de situação idêntica a esta, onde as pessoas por quem oramos, a quem anunciamos, querem uma reposta para suas vidas e esta resposta não pode ser nossa, deve ser apenas transmitida por nós, a resposta tem que nascer do Coração de Deus e só daremos a resposta que nasce do Seu Coração se estivermos em plena intimidade com ele através do Espírito Santo. Em I Reis 18,20-39, outro grande homem de Deus, Profeta Elias, dá-nos uma demonstração de grande intimidade com o Senhor. Diante de 450 homens adoradores de um deus chamado baal, Elias é impulsionado a defender que o Senhor é o único Deus verdadeiro a quem todos deveria adorar. E muito mais que simplesmente defender, Elias vai além, fazendo aos profetas de baal uma proposta de colocar um boi em pedaços sobre a lenha sem meter fogo e o “deus” que fosse realmente Senhor, responderia e mandaria fogo. Diante da falta de resposta de baal, Elias na ousadia de um intimo do Senhor, ainda pede que coloque água no local onde o fogo viria e colocaram até cobrir toda a lenha e invoca o nome do Senhor que responde prontamente com um fogo devorador que consome até as pedras do local.
Quantas vezes como servos de Deus pela falta de intimidade com o Senhor negamos nossa fé, a mesma fé professada nos palcos dos encontros, nos seminários e em Grupos de Oração é negada diante das pessoas que vem nos colocar a prova, e assim em muitas vezes somos falsos, pregando uma coisa que não temos a certeza da veracidade e negamos tudo diante do primeiro “profeta de baal” que vem nos pressionar. Até mesmo em nossa vida familiar, de negócios, quanta coisa dá errada por falta de buscar em Deus em uma profunda atitude de intimidade.
Finalizando este capitulo, compartilho com você uma passagem de intimidade com o Senhor que é na verdade, a grande lição de como ter intimidade, porque ter intimidade, onde buscar esta intimidade.
No Evangelho segundo São João 13, 21-26, é narrado o momento em que Jesus na ceia derradeira anuncia aos doze que um deles o trairia. “Dito isso, Jesus ficou perturbado em seu espírito e declarou abertamente: Em verdade, em verdade vos digo: um de vós me há de trair!..”(v.21) Diante destas palavras de Jesus, podemos nos colocar no cenário fazendo uma introspecção e perceber o clima que foi gerado entre os doze, com certeza olhavam uns para os outros admirados de como algum daqueles ali sentado poderia trair seu Mestre. E foi justamente nesta hora de angustia e incerteza gerada entre eles que foi preciso que um fosse muito intimo de Jesus para arrancar Dele a reposta que, de certa forma, os tranqüilizariam. De quem seria este traidor. Assim, Pedro que também era uma dos discípulos que acompanhava Jesus em tudo, estava sempre mais perto Dele, não ousou perguntar. Porém, percebeu que tinha um discípulo muito amado de Jesus que, pela intimidade com Ele se achava reclinado em Seu peito... “Um dos discípulos, a quem Jesus amava, estava à mesa reclinado ao peito de Jesus. Simão Pedro acenou-lhe para dizer-lhe: Dize-nos, de quem é que ele fala. Reclinando-se este mesmo discípulo sobre o peito de Jesus, interrogou-o: Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o pão embebido. Em seguida, molhou o pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes”.(vers. 23-26). Pedro vê João deitado no peito de Jesus e percebe na cena uma grande intimidade com o Mestre, Pedro sente que somente João poderia tirar de Jesus a resposta que todos esperavam. Assim, acena para João para que ele perguntasse ao Senhor e como narra o evangelista, João volta a deitar no peito de Jesus e consegue fazer com que Ele diga quem iria traí-Lo. Quantas vezes quebramos a cabeça com perguntas sem respostas por falta deste “reclinar” no peito de Jesus. Quantas depressões e até suicídios acontecem por falta desta intimidade com o “Senhor das respostas”. No papel de servos, temos a necessidade ainda maior de, não só reclinar sobre o peito de Jesus nas horas de perguntas inquietantes, mas de permanecer Nele “...permanecei em mim e eu permanecerei em vós”.(Jo.15,4). Permanecer ouvindo, tirando nossas dúvidas, pregando com a verdade...e como pregar com a verdade!? Jesus disse: “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida”!(Jo.14,6). Não há possibilidade de pregar a verdade sem estar literalmente ligado Àquele que é a verdade. Por isso Ele diz “permanecei em Mim”, pois permanecendo Nele, conseqüentemente estaremos permanecendo na verdade e não seremos mais os servos que anunciam a nossa verdade, mas a verdade que cura, salva e liberta.
Aberaldo Fernandes Cardoso
Coordenador Diocesano da RCC
Veja também Curados para Amar
Ano Novo, Coração Novo, Ânimo Novo!
Sou Igreja ou Estou na Igreja?