Sua Família é Projeto de Deus

04/03/2012 22:37

 

No livro de Gênesis, capítulos 6 e 7, a Sagrada Escritura nos mostra o descontentamento de Deus com a corrupção da humanidade, Sua decisão de mandar um dilúvio para exterminar tudo o que vivia (Sua criação), mas também o cuidado de separar a família de um homem "que encontrou graça aos olhos do Senhor" - Gn 6, 8. Esse homem era Noé. Deus mandou que ele construísse uma arca - versículo 14 - para preservar da destruição aquilo que seria base de tudo - a FAMÍLIA . Nos versos 17 a seguir, Deus fala da morte que sobreviria, e também de uma promessa de aliança com a sua família. Noé foi obediente a Deus, construiu a arca, acreditou na promessa de salvação para sua família (Gn 7,1), e entrou (verso 13). O versículo 23 confirma a destruição de tudo o que vivia na face da terra, "só Noé ficou, e o que se encontrava com ele na arca."

Caríssimos irmãos e irmãs, durante toda minha vida essa palavra foi um símbolo do amor de Deus pelos animais, Sua criação, e de Seu cuidado para repovoar a terra depois do dilúvio. Cresci achando que a arca foi construída por Noé para salvar animais, que foram embarcados aos casais. Nada disso! Após uma profunda experiência de Deus pelo batismo no Espírito Santo pude ver com nova clareza que Deus salvou, na arca, a família, vontade Sua. Os animais foram postos no mundo para trazer conforto ao homem, e para dar esplendor à natureza, obra das mãos Divinas. Deus salvou, pela família, homem e mulher, o auge da criação, criaturas feitas à imagem e semelhança da Trindade – Gen 1, 26: Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine...”. Os versos 27 e 28 falam que “Deus criou homem e a  mulher, os abençoou, mandou que frutificassem e submetessem a terra.” Deus então “contemplou sua obra, e viu que tudo era muito bom” – verso 31.
Vem daí, pela fé, e pela Palavra, a convicção de que nossas famílias são vontade de Deus, sonhadas por Deus, contempladas por Deus, que já as salvou.  Por isso subsistirão, mesmo sendo apedrejadas e combatidas pelo mundo. Vencerão, porque foi vontade de Deus, e já foram salvas. Foi ordem de Deus que fôssemos uma só carne e uma só alma, feitos assim pelo sacramento do matrimônio, e nos multiplicássemos e enchêssemos a terra. Pelas famílias nascem novas vocações para o matrimônio e para o sacerdócio. Sacerdotes que vão distribuir os sacramentos, consagrar, absolver dos pecados, distribuir a Santa Eucaristia, usar suas mãos sacerdotais para abençoar, enfim, lembram-se de Gênesis 1, 28: “Frutificai”...? Nossa missão é colaborar com o plano de Deus, acreditando que somos essa família que Deus quis para dar frutos de santidade no mundo. Mesmo que estejamos remando contra a maré, nossa missão é prosseguir na fé, dando testemunho de que é possível ser colaborador do plano de Deus.
 Para isso temos a Santa Igreja, a arca de nossos dias, abastecida com os sacramentos deixados por Cristo, que são o alimento que Deus mandou que Noé trouxesse para dentro.
De hoje em diante, vamos olhar para nossas famílias com um novo olhar. E rezar, para que quando Jesus voltar, nos encontre, obedientemente, construindo nossa arca, trabalhando na salvação da nossa família.


Deus abençoe a todos!


Sebastião Curado e Heloísa
Coordenadores Diocesanos do Ministério P/ Famílias

 


Crie um site grátis Webnode