Nossa História
A história da Renovação Carismática da Diocese de Uruaçu se confunde com à da Paróquia Santana (Sede de nossa diocese na cidade de Uruaçu). Teve seu inicio em 1985 por um grupo de pessoas que, pelo sopro do Espírito Santo sentiram o desejo de orar nas casas das famílias. Criaram assim um grupinho que começaram a orar uma vez por semana nas casas.
Eram poucas pessoas, mas dentro de um curto espaço de tempo, o grupo cresceu de uma forma que as casas não cabiam mais às pessoas que iam para orar. Foi quando os dirigentes do grupo foram até seu pároco, o então Pe. Adair José Guimarães, hoje Bispo, para solicitarem um local para se reunirem, o que de pronto cedeu ao grupo o uso do Salão Paroquial para que se reunissem. Padre Adair era recém-ordenado, não conhecia bem a RCC, mas ficava durante as reuniões atendendo confissões.
Vendo o grupo crescer a cada dia, tomou providências e foi a Goiânia para melhor se informar e trouxe de lá pessoas de grande conhecimento a cerca da RCC para que o grupo se formasse e tivesse mais fundamento. Então o Grupo foi criado pela Irmã Assunta e sua equipe oficialmente no dia 08 de Maio de 1986, com o nome da padroeira: “Grupo de Oração Senhora Santana”, foi consagrado com este nome e reconhecido em toda a diocese. O Grupo existe até hoje. Sendo o grupo criado, foi escolhido o primeiro coordenador, Aurelino Antonio dos Santos, que logo formou o primeiro núcleo para grupo de oração composto de 18 servos, permanecendo por um ano na coordenação. Em maio de 1987 houve uma nova eleição, sendo eleito Raimundo Rodrigues, o “Raimundão” que formou novo núcleo, criou o grupo de intercessão com a primeira coordenadora Rosa Dutra dos Santos e começaram então a promover avivamentos, bazares pra ajudar na construção do centro de catequese, vigílias e outros encontros com a espiritualidade da RCC.
Em janeiro de 1988, Padre Adair nomeou temporariamente, Ana Maria Lemos que ficou até março e passou a coordenação para Sonia Soares que promoveu muitos encontros de formação de servos, avivamentos, vigílias e começaram os trabalhos com jovens criando o grupo Nova Esperança e do dia 28 de fevereiro a 02 de março de 1989 foi realizada a 1ª Assembléia Diocesana da RCC no salão paroquial da Paróquia Santana.
Em fevereiro de1990 aconteceu o 1º Rebanhão de Jesus durante o carnaval. Em abril do mesmo ano, aconteceu o 1º Seminário de Vida no Espírito com 09 semanas de encontros no salão do Colégio Nossa Senhora Aparecida. Em setembro deste ano aconteceu no feriado da semana da pátria o primeiro acampamento para jovens, organizado pelo grupo Nova Esperança e núcleo da RCC com o tema: “Pelo Senhor marchamos sim”. No final do ano aconteceu a segunda assembléia diocesana realizada no CTL do seminário São José.
Nos anos de 1991 a 1993 já no comando de Rui Carlos que também coordenou o estado de Goiás, sendo o único coordenador do Estado até a presente data que não era de Goiânia. Nestes anos houve uma grande ascensão da RCC com ajuda da Rita Aquino, Ana Maria Lemos. Com a participação do Padre Adair, o grupo cresceu de uma forma que teve que mudar de lugar. Tempo em que surgiram muitas vocações nascidas nos grupos de oração, dentre elas destacamos o Padre Adeenes, Padre Mauro, Padre Hélio e Padre Delton. Foi criado o ministério de música Santa Cecília, construíram o grande ginásio diocesano, promoveram muitos acampamentos para jovens, grandes rebanhões com a participação de milhares de pessoas e houve a introdução da RCC na vigília do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém.
Agora daremos precisão às datas e coordenações diocesanas que passaram pela RCC nestes anos:
RUI CARLOS – 1990/1991 e 1992/1993
LUCIO – 1994/1995
JOSÉ HENRIQUE (ZE H) – 1996/2000
SELMA MOURA – 2001/2002 e 2003/2004
DIVINO GALVÃO DA SILVA – 2005/2006 e 2007/2008
ABERALDO FERNANDES CARDOSO – 2009/2010 e 2011/2012
SELMA MOURA – 2013/2014 e 2015/2016
CLEBER MARTINS BORGES - 2017/2018
JOSÉ HENRIQUE (ZE H) – 2019/2021